Like the Future, 9a edição! LIDE Futuro by João Dória e parceiros e homenagem a Jorge Gerdau

LIKE THE FUTURE APRESENTA HISTÓRIAS VITORIOSAS DE EMPREENDEDORISMO EM SUA 9a EDIÇÃO
A nona edição do LIKE THE FUTURE, evento realizado pelo LIDE FUTURO, presidido por Patrícia Meirelles, teve como tema “Histórias e Lições de Empreendedorismo”. Jorge Gerdau, Presidente do Conselho de Administração da GERDAU, foi homenageado por sua história de sucesso, apresentada aos 400 presentes.

O “Prêmio Startups 2014 - LIDE FUTURO” foi conduzido por Gustavo Caetano, CEO da Samba Group e presidente da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e premiou as empresas Dress and Go, GoBoxi e NetShow.Me.

A Dress and Go, representada pela sócia e CO-Fundadora Mariana Penazzo, é uma loja online de aluguel de vestidos assinados por grandes estilistas, em sua maioria brasileiros, mas a empresa está começando a trabalhar com estilistas internacionais. O valor do aluguel é equivalente a 10% do valor original e a Dress & Go é pioneira no Brasil. De acordo com Mariana, a proposta é atender as questões femininas de “com que roupa eu vou” e de não repetir a mesma roupa através do consumo consciente.

A GoBoxi, representada pelo CO-Criador e CEO Christian Barbosa, desenvolver um software que unifica caixas de mensagens e organiza o dia-a-dia através de filtros que gerenciam e-mails e tarefas buscando mais produtividade e resultando em mais tempo para o que realmente importa. O software desenvolvido para computador e celulares, tem o lançamento previsto para dezembro.

A NetShow.Me, representada pelo CO-Fundador Rafael Belmonte, é uma plataforma de show ao vivo, que pode ser apresentado da casa do artista, no estúdio ou durante um show físico. Os shows não ficam arquivados no site, o fã tem que entrar no site na hora do show e assistir. Os músicos contam com apoio financeiro do público por meio da compra dos ingressos para acessar o site e assistir o show e a possibilidade de pagar gorjetas aos músicos. Além disso, há a interação com o público por meio de chats e do próprio vídeo transmitido ao vivo. Entre os cases de sucesso estão as bandas Fresno e Bonde da Madrugada.

Gustavo Caetano, presidente da ABStartups, chamou a atenção para a inovação, que é uma necessidade das grandes empresas e um princípio das startups. Gustavo falou sobre as startups que não necessariamente criam algo novo, mas sim uma maneira de fazer a mesma coisa de forma mais rápida e fácil, tornando-se grandes concorrentes das grandes e conceituadas empresas no setor, a exemplo da concorrência do Whatsapp a qualquer operadora de telefonia celular.

Jorge Gerdau, em sua participação, falou sobre o gerenciamento de uma empresa e sobre o que ele considera os três pilares para o sucesso e a longevidade de uma empresa: os Valores, que ele comparou aos que se tem em casa, com a própria família; a Sustentabilidade e a Satisfação Geral (de clientes, colaboradores, funcionários). E pontuou algumas responsabilidades de um líder, entre as quais profissionalismo, responsabilidade com a comunidade em que está inserida sua empresa e a responsabilidade social (com o Brasil). Questionado sobre o que o motiva a continuar depois de ter alcançado tanto sucesso, Gerdau explicou que além trabalhar no que gosta, a ele se aplica o conceito de líder servidor, que tem satisfação em servir (e não em ser servido) e em ser útil. E como conselho para os jovens empreendedores, salientou o esforço por sempre aprender e pensar antes das decisões importantes, para assim errar menos. “Tenha humildade contigo mesmo”, finalizou.

Sobre o atual cenário econômico brasileiro, João Doria Jr. destacou, que “a situação econômica do País não vai bem, mas para o empreendedor isso vem em segundo plano. Em primeiro plano está a vontade de empreender. O empreendedor não vende o PIB, ele vende a ideia” e Gerdau complementou dizendo que apesar de todas as questões que precisam ser revistas e transformadas, ainda não achou lugar melhor para trabalhar do que o Brasil.

Para Patrícia Meirelles, presidente do LIDE FUTURO, o tema discutido atende as demandas do mercado, já que a 9ª Pesquisa FGV – Perfil Lide Futuro revelou que mais de 50% dos jovens querem empreender ou estão empreendendo. “O Like The Future é uma enriquecedora troca de experiências que permite conexões entre os jovens empreendedores e os renomados empresários”, explica.
 <ovadiasaadia-redaçao edição final dez14>sao paulo

Comentários