PROCOLOMBIA terá especialistas da área trabalhando diretamente com a empresa por um ano. No final, os empresários saberão como fazer uma análise de custo, os passos para exportar e como adaptar o produto à demanda internacional, entre outros aspectos essenciais para iniciar a exportação.

PROCOLOMBIA lança novas iniciativas para reforçar a internacionalização empresarial

São Paulo, 21 de novembro. (PROCOLOMBIA). – Mipyme International, Mentor exportador, Mas Multilatinas, Destino Global e Marca País. Estes são os cinco novos programas que a PROCOLOMBIA lançou nesta semana. O anúncio foi feito pela presidente da PROCOLOMBIA, Maria Claudia Lacouture, ao introduzir o novo alcance da agência de promoção comercial do país com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos Calderón.
Aumento da base de exportação da Colômbia é uma das tarefas. De acordo com dados da Confecámaras, o país tem 1,3 milhões de empresas registradas, das quais apenas 3.170 exportaram. "A meta para 2018 é que sejam 4170 as que exportem de forma constante", disse Maria Claudia Lacouture, presidente da PROCOLOMBIA.
Para isso, foi criado o programa Mipyme Internacional, o qual consiste em que a PROCOLOMBIA, ajudará as empresas com potencial de exportação para criar suas áreas de comércio exterior.

"As empresas também têm que assumir alguns compromissos, incluindo ter alguém no comando da área interna de comércio exterior no termo de um ano, que nesse mesmo tempo atingiam exportar, que sejam PME e tenham um produto com potencial", disse Lacouture, que esclareceu que o programa vai funcionar por meio de competição que vai abrir no início de 2015. 
PROCOLOMBIA também lançará o Programa Mentor Exportador, que irá facilitar parcerias com empresas com experiência de exportação ou investidores para aumentar a competitividade do produto e da empresa antes de ir para o mercado internacional.

As empresas participantes deste programa, que serão geralmente medianas, serão apoiadas para atingir exportações sob sua própria marca. O programa já começou com o “Grupo ÉXITO”, que começou a atuar como um mentor para treinar seus fornecedores para que em breve comecem a exportar para mercados onde PROCOLOMBIA identificou oportunidades de negócios para seus produtos.
Além disso, o programa Más Multilatinas vai se concentrar em guiar a estratégia de internacionalização para que mais empresas colombianas abram escritórios no exterior, sem deixar de fabricar na Colômbia. "Queremos que haja mais empresas colombianas com presença no exterior. Nós já estamos trabalhando com 127 empresas neste processo e temos identificadas as oportunidades de internacionalização", disse Lacouture.

Em termos de investimento estrangeiro, a PROCOLOMBIA também promoverá a chegada de empresas que fortaleçam a indústria nacional e fomentará a provisão com empresas colombianas tanto de insumos de produção, como fornecimento de uniformes e serviços.

Outros dos programas é Destino Global, cujo foco principal é atrair investimentos para fortalecer a infraestrutura do turismo nas regiões, bem como a oferta de serviços de turismo de férias e de reuniões. Para isso, o programa construirá com parceiros locais propostas de valor para  aproveitar o potencial das regiões na organização de conferências e convenções.

"Faremos que mais empresas de serviços se tornem em exportadoras tanto no segmento de lazer como no turismo de negócios”, disse Lacouture.

Dentro do novo escopo da PROCOLOMBIA vai estar a Marca País, com o objetivo de aumentar o posicionamento da imagem da Colômbia de exterior.

"PROCOLOMBIA aumenta seu alcance, o mundo fala de forma diferente sobre o país e a promoção irá além das três linhas de negócios que tinha, a Marca País será responsável por toda a estratégia de comunicação internacional, a fim de aproveitar o maior patrimônio do país, o seu nome”, disse Lacouture.

Ela acrescentou que a evolução da entidade de promoção atende às necessidades dos empresários do país para concentrar a sua ação para que a Colômbia continue crescendo.





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