No Rio de Janeiro, a hora marcada com Pixinguinha!


O show “40 Anos Sem Pixinguinha” começou em 2013, todas as apresentações lotadas. As estrelas deste tributo ao “Mestre do Choro” são as grandes cantoras Maria Alcina e Vânia Bastos, que interpretam clássicos da obra singular de Pixinguinha. Muita emoção na plateia e no palco. É espetáculo para todas as idades.



Para homenagear o flautista, saxofonista, compositor e arranjador Pixinguinha, o baixo acústico de Marcos Paiva - um dos melhores artistas da nova safra da música instrumental brasileira - reencontra o Choro neste show, em pura poesia musical. Em arranjos lúdicos e criativos o baixista mostra a beleza da obra de Pixinguinha de forma bem particular.

As vozes únicas de Maria Alcina e Vânia Bastos destacam vários clássicos do Mestre, como: Carinhoso, Rosa, Lamento, Fala Baixinho, Gavião Calçudo, Urubu Malandro e outras belezas.


 Maria Alcina

Seus primeiros trabalhos artísticos eram apresentações em Teatros de Revista, ao lado de Leila Diniz, e em casas de shows. Após ganhar projeção nacional em 1972 com a canção Fio Maravilha, de Jorge Ben, a cantora gravou composições de artistas consagrados como Rita Lee, João Bosco & Aldir Blanc e Eduardo Dusek. Em 2003 surpreende o mundo da música gravando o CD "Agora" com o grupo de música eletrônica Bojo, que lhe rendeu uma aparição em Berlim, na Feira de Música Popkomm. Em 2009, Maria Alcina ganhou o Prêmio da Música Brasileira nas categorias de melhor cantora, melhor álbum e melhor produção, pelo disco Confete e Serpentina. Acaba de lançar mais um CD que marca os seus 40 anos de carreira, “De Normal Bastam os Outros”, com músicas inéditas e regravações.

Maria Alcina interpreta “Gavião Calçudo” no show:
http://www.youtube.com/watch?v=-TnITA_skxE


Vânia Bastos

Com mais de 30 anos de carreira, Vânia Bastos é considerada uma das mais importantes vozes da MPB. Lançou 11 discos primorosos. Alguns trabalhos destacaram obras de grandes mestres da música brasileira: Tom Jobim, Caetano Veloso e o Clube da Esquina. Teve canções em trilhas de novelas, na TV Globo e SBT. Em 2007 lançou seu primeiro CD/ DVD “Tocar na Banda”. Seu último trabalho, em CD, mostra a obra singular do compositor Edu Lobo. Atualmente viaja com o show “Poeta da Canção” focando as canções do Poetinha Vinícius de Moraes. E integra a vitoriosa turnê do show em homenagem ao grande Pixinguinha.

Vânia Bastos interpreta “Lamento”, em número sofisticado de baixo e voz:
http://www.youtube.com/watch?v=pp32F29r0tk


Em anexo fotos das cantoras Maria Alcina e Vânia Bastos em alta resolução. 


“Aí talvez esteja o segredo: Pixinguinha, músico talentoso e versátil, que morreu durante um batizado há 41 anos (o show em sua homenagem começou no ano passado), é tão cheio de nuances que talvez seja mesmo necessário uma gama diversa de artistas para expressar toda sua riqueza musical.” Jornal A Voz da Serra – 19/08/14 - Liliana Sarquis

 “E até mesmo num show encabeçado pela tarimbada Maria Alcina, o tributo 40 Anos sem Pixinguinha, pode-se descobrir boas novidades. Nesse caso, a surpresa é o inteligente contrabaixista e arranjador Marcos Paiva, que lidera o trio responsável pela parte instrumental." Jornal do Comércio - 11/11/13 - André Domingues


SERVIÇO
40 ANOS SEM PIXINGUINHA – MARIA ALCINA, VÂNIA BASTOS E MARCOS PAIVA TRIO
Local: Teatro SESC Ginástico - Av. Graça Aranha, 187 - Centro/RJ

Data e Horário: 16 de dezembro – Terça-feira, às 19h.
Classificação indicativa: 14 anos
Informações: (212279-4027
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 ( meia-entrada).

Comentários