Fazer trabalho voluntário no exterior é uma forma de intercâmbio cada vez mais procurada, principalmente, pelos jovens. Segundo o gerente de produtos da CI, Eduardo Frigo, a Ásia é um dos principais destinos já que tem parcerias com ONGs que protegem, animais, cuidam de crianças ou trabalham com educação infantil. No texto abaixo, conheça três programas de voluntariado que podem ser desenvolvidos nos países asiáticos.


TRABALHO VOLUNTÁRIO NO EXTERIOR: UMA FORMA DE AJUDAR E APRENDER
A Ásia é um dos principais destinos para a pessoa se dedicar ao voluntariado enquanto desenvolve a fluência em outro idioma


Ao pensar em fazer intercâmbio, muitas pessoas escolhem realizar um trabalho voluntário. Atualmente, os programas são em áreas variadas: cuidar de animais em zoológicos, atuar em projetos ambientais nos parques nacionais, trabalhar em hospitais, em creches ou orfanatos com crianças, entre outros. O que motiva uma pessoa a escolher pelo voluntariado é a oportunidade de vivenciar uma experiência internacional de forma mais aprofundada. “A vivência do voluntariado traz crescimento pessoal e ainda agrega ao currículo, já que muitas empresas dão grande valor ao trabalho no terceiro setor”, explica o gerente de produtos da CI, Eduardo Frigo.

Segundo o gerente da CI, maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do país, com o trabalho voluntário o intercambista desenvolve outras características, como o altruísmo e o autoconhecimento, além de ajudar o próximo. “Nesse tipo de programa, muitas vezes, as pessoas moram no alojamento da própria organização, logo entram em contato com pessoas de todo o mundo e são capazes de conhecer de forma mais funda as mazelas sociais e a cultura local”, destaca Frigo.

A CI tem parcerias com organizações de países da Ásia, da África e da América do Sul que fazem a seleção das ONGs e das instituições que precisam de ajuda. “Os programas geralmente de curta duração, entre duas e 12 semanas, mas que proporcionam uma experiência singular e que é muito valorizada pelas empresas, já que demonstra que a pessoa é capaz de se adequar às diversidades sociais e culturais”, explica Frigo.

Os países asiáticos, como Nepal, Sri Lanka e Tailândia, estão entre os destinos mais procurados. “O voluntário não paga para trabalhar, mas paga pelos serviços e estrutura oferecidos pela organização já que o pacote inclui acomodação, suporte local 24h, treinamento, entre outras coisas”, explica o gerente. “O perfil de quem procura esse tipo de intercâmbio é de jovens acima de 18 anos, que muitas vezes buscam mais do que um envolvimento cultural, mas emocional também”, concluí Frigo.

Para quem pretende fazer trabalho voluntário, a CI oferece passagem aérea humanitária. “É uma forma de não gastar muito. Destinos como Nova Delhi, na Índia, por exemplo, custa em torno de US$1.140,00”, revela o gerente.

PROGRAMAS DE TRABALHO VOLUNTÁRIO NA ÁSIA:
1)      Monk Teaching Project in Thailand (Chiang Mai):
O trabalho é em Centros de Educação para Monges. O voluntário vai atuar ensinando matemática, inglês, artes e habilidades sociais. Os monges tem idade entre 8 e 25 anos e diferentes níveis de escolaridade.
2)       Elephant Village in India (Jaipur):
Neste programa, os voluntários vão cuidar e preparar comida para os elefantes. Além disso, vão ensinar crianças que nunca estiveram numa escola e capacitar as mulheres da região.
3)      Fishermen in Portuguese Colony of Goa:
Os voluntários vão trabalhar com crianças que costuma recolher lixo das praias para vendê-lo posteriormente. Neste projeto, os voluntários são responsáveis por motivar as crianças a voltarem aos estudos. Eles vão ensinar matemática por meio de jogos, línguas, e temas importantes como a questão da higiene.

Sobre a CI
 A CI – Central de Intercâmbio e Viagens – foi criada em 1988, na cidade de São Paulo. Em 26 anos de história, a agência já expandiu para 21 estados brasileiros, com mais de 70 unidades e também já embarcou mais de meio milhão de clientes. Só em 2013, a empresa foi responsável por mais de 70 mil embarques para o exterior. A CI trabalha com experiências internacionais únicas, seja para lazer, estudo ou trabalho. Cerca de 700 profissionais treinados atuam na área para desenvolver roteiros personalizados e para dar toda a orientação e suporte necessários para quem vai fazer um intercâmbio ou viajar. High School, Intercâmbio Teen, Cursos de Idiomas e Mochilão são os programas mais procurados, principalmente, entre jovens com idades entre 13 e 35 anos. O trabalho desenvolvido pela CI fez com que ela fosse eleita cinco vezes, pela Revista Viagem e Turismo, como a melhor empresa de intercâmbio do Brasil.

Comentários