CEO da TOTVS destaca a inovação como fator de crescimento para as empresas
Laércio Cosentino participa do 6º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria e conta a trajetória da companhia e as estratégias adotadas para se tornar uma empresa global
São Paulo, 12 de maio de 2015 – O fundador e CEO da TOTVS, Laércio Cosentino, participa de um talk show, amanhã, dia 13 de maio, às 16 horas, durante o 6º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria (CBII), uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O evento será no Centro de Convenções WTC Sheraton, Golden Hall, em São Paulo.
Ativo na defesa e no fortalecimento da indústria de TI, Cosentino é um dos principais líderes do mercado brasileiro de software e falará sobre sua experiência em tornar a TOTVS uma empresa global. Entre os pilares defendidos por ele, está a importância da inovação como fator determinante para conquistar mercados, melhorar produtividade e estimular a competitividade ética entre as empresas.
A TOTVS é líder de mercado com mais de 50% de market share no Brasil e a inovação sempre fez parte de sua história. A companhia trabalha sempre para estar um passo à frente das necessidades de seus mais de 26 mil clientes.
De acordo com Cosentino, inovar é encontrar soluções para pequenos ou grandes problemas, tendo a tecnologia como ferramenta para auxiliar pessoas e organizações. Baseada neste princípio, a companhia investiu, nos últimos cinco anos, mais de R$ 953 milhões em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
Uma das estratégias práticas adotadas pela TOTVS foi de se colocar no lugar do cliente para entender o seu dia a dia e, com isso, desenvolver soluções que façam sentido na gestão do negócio de cada um dos 10 segmentos de mercado atendidos.
Durante o debate, em formato de um talk show, o presidente abordará o impacto da propriedade intelectual e a importância dos acordos globais de comércio que insiram os inovadores brasileiros em um patamar internacional. Os APCs (acordos preferenciais de comércio) viabilizam o reconhecimento das patentes brasileiras e permitem que as criações nacionais possam ser analisadas mais rapidamente, incentivando um ambiente mais ágil e propício à inovação.
Ainda em um contexto mundial, como um dos cases de inovação de empresas brasileiras escolhido pela CNI, a TOTVS também apresentará quais foram as estratégias que a empresa escolheu para estar presente em 39 países e quais iniciativas criativas adotou para desenvolver produtos inovadores e globais. “O desafio não é só nos fortalecermos globalmente, mas também criar ferramentas certas que ajudem nossos clientes a conquistarem novos mercados”, destaca Cosentino.
Os interessados em participarem do Congresso, podem ser inscrever pelo site da CNI: http://www.congressodeinovacao.com.br/programacao.html.
Sobre a TOTVS
Provedor global de software de gestão, plataforma e consultoria para empresas de todos os portes, com mais de 50% de marketshare no Brasil, liderança na América Latina* e uma das maiores provedoras de ERP Suite do mundo. A TOTVS possui no país cinco filiais, 52 franquias, mais de 200 distribuidores e nove centros de desenvolvimento. No exterior, está presente em 39 países, entre filiais, franquias e dois centros de desenvolvimento (Estados Unidos e México). É a única empresa de tecnologia na lista das 25 Marcas Brasileiras Mais Valiosas, segundo ranking da Interbrand.
Com o compromisso de tornar os seus clientes competitivos no mercado que atuam, a TOTVS oferece soluções para 10 segmentos, complementados por um amplo portfólio de serviços, como Consultoria de Negócios e Cloud Computing. Em 2013, registrou R$ 1,6 bilhão em receitas. Mais informações em www.totvs.com.
*Fonte: Gartner - “Market Share: All Software Markets, Worldwide, 2013”.

Comentários